In Memoriam Credidio Rosa (4/9/1938 - 6/8/2014)

segunda-feira, 24 de agosto de 1998

Adega climatizada ou guardar o vinho

Continuando este assunto que anda me preocupando, já que estou pensando em comprar uma adega climatizada aqui em Atlanta, andei fazendo umas pesquisas  neste fim de semana e passo para voces minhas conclusões.

Para guardar vinho a única condição verdadeiramente importante (atenção cariocas, atenção Windsor) é a temperatura, o resto é papo furado. Condição ideal é de 10 a 15 graus centígrados. Humidade não é problema, deasde que a garrafa permaneça deitada. Vibrações só influirão se houver um terremoto e quebrar suas garrafas. Não conto com terremoto no Brasil.

As regras básicas são as seguintes:

1. Se você tiver dinheiro e vontade, compre uma adega climatizada... das boas.
2. Com temperatura alta, o que acontece é que o vinho amadurece mais rapidamente e talvez passe do ponto antes do esperado. Portanto, se este for o seu caso, beba logo e pronto.
3. Algumas semanas (3 ou 4), e se a temperatura estiver por volta de 20 graus, não será mortal. Portanto, não se preocupe. Guarde o seu vinho.
4. Uma geladeira velha é uma ótima solução, se a temperatura na sua casa for acima dos 20 graus por muito tempo.
5. Se, por acaso, você tem um vinho guardado por muito tempo em condições precárias de temperatura, reze antes e beba o vinho. Se este estiver bom, reze novamente. Você tem muita sorte.

Abraço,
Credídio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

As últimas aqui no blog