In Memoriam Credidio Rosa (4/9/1938 - 6/8/2014)

terça-feira, 5 de junho de 2001

Australianos e Neozelandeses

Estivemos, Credidio, José Orlando, Alvaro Caputo e eu, participando de uma apresentação/degustação no HSBC Investment Bank (antigo CCF) conduzida
pelo Sr. Carlos Cabral (eminência parda na área vinícola e grande enófilo). Cabral tem muita didática e conhecimento vasto, foi um dos fundadores da SBAV (Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho). Na ocasião, fez um relato de sua viagem pela Austrália e Nova Zelândia, com foco nas vinícolas destes paises. Na realidade, comentou mais sobre a Austrália e um pouco sobre a Nova Zelândia.

A Austrália tem 1100 vinícolas que produzem 220 milhões de litros de vinho e seus maiores compradores são a Inglaterra e EUA.
Os australianos tomam 20 litros/capita ano. No Brasil este numero é de 2 litros (discutível).
Têm 18 milhões de habitantes e uma renda de 6000 US$/capita.

Ele apresentou e degustamos:
Austrália : Chardonnay 99 da John James McWilliam
Cabernet Sauvignon 98 , idem idem
Nova Zelândia: Sauvignon Blanc 00 da Hunters - Marlborough
Pinot Noir 00 Ataringi - Wairarapa

Todos os 4 ótimos.
Começamos pelo Sauvignon Blanc cor amarelo bem claro, com aromas de maracujá doce e na boca uma acidez deliciosa, lembrando abacaxi verde com traços de creme de limão.

Passamos então ao Chardonnay, mais dourado devido ao carvalho, no nariz apresentando suas caracteristicas de maçã verde, baunilha, mel e na boca uma boa persistência, pronunciando levemente à madeira. Daí passamos para ao Pinot Noir, com sua cor púrpura maravilha tipica dos bons pinots, exalando um gentil toque de cravo da india e na boca senti um pouco de ameixa preta.

Para culminar, o Cabernet Sauvigon estava ótimo, com tudo que tinha direito. Apesar de ser 98 estava redondaço para beber. Neste, eu já estava bem alegre e saí feliz, para uma ótima noite de sono.

Abraço.

Cachich

PS: Custam em média R$ 25 (dito pelo Cabral)
O Credidio está buscando os dados dos importadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

As últimas aqui no blog