In Memoriam Credidio Rosa (4/9/1938 - 6/8/2014)

sábado, 19 de abril de 2008

Dica do Taba - Viagem a Mendoza (04/2008)

Nos dias 17, 18 e 19 de Março de 2008 estivemos em Mendoza, visitando algumas das mais importantes Bodegas dessa região. No grupo estavam: Credidio e Leila, Alexandre e Daniela, Taba e Neli, Gomide, Figão, Luis Prates e Ubirael.

No primeiro dia visitamos: ACHAVAL FERRER, VIÑA COBOS e DOÑA PAULA.

ACHAVAL FERRER

Fomos recebidos por um dos sócios, Manoel Ferrer, que é advogado e uma pessoa muito simpática, e a nossa recepcionista foi a Patricia Lambert. Inicialmente eles nos explicaram a filosofia que seguem na produção dos vinhos. São focados na produção de Malbec e produzem os seguintes rótulos: Malbec Mendoza (um varietal simples), Quimera (um corte de Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Malbec e no ano que vem devem introduzir a Petit Verdot), Finca Altamira, Finca Mirador e Finca Bella Vista. Como o próprio nome diz são vinhos de diferentes terroir, mas todos Malbec.

Os sócios são originários de um grande grupo de farináceos de Córdoba e durante a visita conhecemos também Santiago Achaval. O enólogo é um italiano, Roberto Cipresso, que possui também uma vinícola em Montalcino. Usam técnicas modernas, com instalações maravilhosas e extremamente limpas, utilizam carvalho francês e nos proporcionaram uma degustação diferente.

Degustamos, diretamente do barril, as castas que compõem o Quimera, separadamente, e depois degustamos o blend destas castas, que vem a ser o próprio Quimera. Além disto, degustamos o Finca Altamira e o Finca Bella Vista.

Avaliação da Visita - Espetacular, superou as nossas expectativas, e a Patricia com a sua explanação foi fantástica.

VIÑA COBOS

Uma bodega também muito moderna e pequena, sendo o principal sócio um enólogo americano, Paul Hobbs, que tem produção de vinhos nos USA. São sócios também Luis Barraud e a enóloga Andrea Marchiori, que tivemos o prazer de conhecer. Seu pai é o proprietário dos principais vinhedos que fornecem à VIÑA COBOS.

Fomos recepcionados, com muita atenção e simpatia, por Cecilia Baggio.

A COBOS tem três linhas de vinhos, a Coleção Nativa (Cocodrilo, Lagarto, El Felino e Bem te Veo) que são varietais de ótimo custo beneficio, a linha dos vinhos Bramare MV - Malbec, Cabernet Sauvignon e Chardonnay, varietais reserva e o Bramare Lujan que é uma linha mais recente de outro terroir, e a linha Cobos Malbec, ícone da bodega e agora também o Cobos Unico que é um corte.

Degustamos o Bem te Veo (Chardonnay) maravilhoso, o Cocodrilo, um maravilhoso Cabernet Sauvignon, o Bramare Chardonnay muito elegante e que não está no nosso mercado e finalmente o COBOS 2005, um vinho com potencial impressionante.

Avaliação da Visita - Surpreendente bodega com uma filosofia muito voltada ao mercado.

DOÑA PAULA

Uma bodega também muito moderna com instalações impressionantes tanto os vinhedos de sua propriedade quanto a área produtiva e o charmoso salão de degustação. Quem nos recepcionou foi o simpático Pablo Simon, contando sobre os proprietários que são o grupo CLARO (que não é o da telefonia) - são proprietários também da Santa Rita e da Carmen no Chile.

Possuem três linhas de vinhos, o Selección de Bodega (Malbec e Chardonnay) que são os top de linha, o Estate que são os varietais reserva e inclui um corte Shiraz/Malbec, e a linha varietal Los Cardos.

Fizemos uma maravilhosa degustação das linhas atuais e dos lançamentos futuros com corte de Shiraz e Viognier e um outro com corte de Tannat e Mabec.

Avaliação - Uma visita imperdível por tudo que nos proporcionou, porém não e fácil de encontrá-la.

No segundo dia visitamos a BODEGA CATENA ZAPATA e BODEGAS Y CAVAS WEINERT.

CATENA ZAPATA

Muito boa visita, deu para sentir o poderio desta bodega. Foi uma visita estruturada, do tipo excursão, mas degustamos por nossa própria conta o Catena Alta Chardonnay 2005 (nota 92 na WS, maior nota de um branco sul-americano) que é fantástico e dois tintos, sendo um deles o Nicolas Catena Zapata 2004, nota 98 do Robert Parker, vinho este que irá evoluir muito e outro o Catena Alta Cabernet Sauvignon um vinho realmente de alta qualidade.

Avaliação - Boa para quem não conhece o que é uma bodega, porém excelentes vinhos degustados, por nossa escolha.

WEINERT

Uma bodega tradicionalíssima e muito antiga, vale a pena para ver como se fazia vinhos sem utilizar as modernas tecnologias. Valeu pelo romantismo e ver como eram e são feitas na Weinert a fermentação em tonéis de madeira, lógico que os vinhos que eles produzem não competem com as outras vinícolas por nós visitadas, mas fomos muito bem recebidos e a visita às Cavas foi muito bonita.

Avaliação - Vale a pena ser visitada para fazermos uma comparação do antigo modo de produzir vinho e o atual com tecnologia.

No terceiro dia, fechamos com chave de ouro com as visitas à ANDELUNA e à PULENTA.

ANDELUNA

Esta bodega fica em Tupungato, a 75 km da cidade de Mendoza, bem ao pé da pré-cordilheira. Fomos recebidas pela Laura, que nos explicou tudo sobre a bodega. Hoje o proprietário da bodega e dos vinhedos que a circundam é o sr. Lays, um texano que era dono dos salgadinhos Fritto Lays nos USA. Ele comprou a propriedade da Familia Reina, porém a família ficou com alguns vinhedos, os quais fornecem para a Andeluna. O nome vem de Andes Luna, Lua nos Andes.

Laura nos explicou como reconhecer se a vinha é um Cabernet Sauvignon, Merlot ou Malbec. As instalações são moderníssimas, mas mantendo o charme e o ambiente de uma casa de campo. Fizemos uma harmonização com toda a linha de vinhos, sendo que o Chardonnay e o Pasionado (um corte) foram os pontos altos. A harmonização, com 6 passos, foi conduzida pelo chef Pablo, com o magnífico visual da cordilheira e dos vinhedos, portanto difícil de avaliar, algo indescritível.

Avaliação - Maravilhosa, fantástica.

PULENTA

Chegamos um pouco atrasados, pois saímos tarde da Andeluna, mas a Anita nos esperava com muita simpatia. Estávamos preocupados em não cometermos injustiça na nossa avaliação, por termos acabado de sair da Andeluna, porém a visita foi espetacular. Vimos algumas diferenças de tecnologias que ainda não havíamos visto nas outras bodegas, as cavas são de um requinte impressionante, a sala de degustação é toda cercada de vidro e em volta estão as barricas de carvalho com os vinhos.

Os vinhos degustados foram de excelente qualidade, aliás isto não é nenhuma surpresa e o vinho que marcou foi o Gran Cabernet Franc. Eles têm três linhas de vinhos, o La Flor com ótimo Sauvignon Blanc, Los Varietales onde para mim o ponto alto é o corte Cabernet Sauvignon/Malbec e os Grandes Vinos que são o Gran Corte, Gran Malbec e o Gran Cabernet Franc.

Avaliação - Imperdível e espetacular.

Assim terminou o nosso passeio pela rota do vinho em Mendoza.
Restaurantes a se destacar foram: Malman 1884 na Bodega Escorihuela pelo charme, esta bodega hoje pertence a um Catena, La Barrica por ser um restaurante de estrada requintado, Azafran com uma interessante cozinha contemporânea e Don Francesco pela sua massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

As últimas aqui no blog