In Memoriam Credidio Rosa (4/9/1938 - 6/8/2014)

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Credvinho - Abr de 2010 :: Top Chilenos

O tema do encontro de 21/04/2010, realizado no Restaurante Gênova, foi “Top Chilenos”.



Os confrades do Credvinho mais uma vez, bastante animados, reunem-se no Gênova depois de optarem pelo tema “Top Chilenos”.


E por falar em Tops, são tantos Tops produzidos por nossos amigos chilenos, e vale a pena lembrar que alguns são também Top Priced. Após várias análises e considerações, optamos pelos Vinhos da conceituada Vinícola Viu Manent cujos vinhos chegam a nós pela importadora Hannover. Na Hannover tivemos a atenção e a dedicação da nossa amiga Angela Bottezel que além de ajudar na logística, nos ajudou também na escolha dos vinhos. Resultado; pudemos degustar excelentes vinhos classudos por um excelente price/performance. Os vinhos foram entregues no Genova no dia anterior à degustação e o nosso amigo João Gianesi garantiu que os vinhos fossem servidos na temperatura recomendada. Parabéns à Hannover por ter a Angela e pela bela escolha na importação desses excelentes vinhos. Parabéns também ao João pelo serviço prestado e pelos magnificos pratos servidos no jantar. Tudo contribuiu para uma noite memorável pois a degustação agradou em cheio e as massas estavam simplesmente deliciosas.


Parabéns também ao Credidio por continuar nos incentivando a colaborar sugerindo temas, rótulos e até mesmo locais para as degustações realizadas pela confraria, preservando o espírito democrático reinante no grupo. Portanto, caros confrades, sugestões são sempre bem vindas; prospectem, pesquisem, participem!


A seguir algumas fotos do nosso ambiente de trabalho; veja o capricho do João:



Portanto, neste evento tivemos o prazer de degustar, às cegas, na sequència listada, os vinhos abaixo. Vale a pena porém, abrirmos um parênteses e mostrar a seriedade e a alegria estampada no rosto dos confrades enquanto trabalhavam. Eles realmente descobriram o que gostam de fazer, e como dizem; quando você gosta do que faz você o faz bem feito e o trabalho vira lazer.


Vamos falar um pouco dos agentes dessa alegria toda; foram eles:

malbec - san carlos estate (93% malbec, 7% cabernet sauvignon) , VIU MANENT SINGLE vINEYARD 2006 – VALLE DE COLCHAGUA - CHILE

Corte de edição limitada produzido com uvas provenientes de uma antiga parcela do vinhedo San Carlos, com mais de 70 anos e baixíssima produção. A uvas foram colhidas manualmente e foi realizada uma maceração a frio por uma semana e logo foi feita a fermentação em pequenos tanques de aço inoxidável. O vinho foi transportado por gravidade para barricas novas de carvalho francês onde se realizou a fermentação maleoláctica naturalmente. Foi envelhecido em barricas por 12 meses antes de ser engarrafado. Grau alcoólico: 14,5% por VOL.

Vinho produzido e engarrafado pela Viu Manent y Cía Ltda, Santa Cruz, 6ª Região, Colchagua, Chile.

Preço corrente; cerca de 170 reais.

viu 1 – vintage 2006 – Um tributo à memória de Don Miguel Viu Manent – № 010946 – VALLE DE COLCHAGUA - CHILE

“O VIU 1 é o resultado do trabalho do homem e da natureza, a qual as vezes nos abençoa com condições excepcionais. Este vinho único é somente produzido em anos excepcionais selecionando-se somente as melhores castas premium. Ele é um tributo a memória de seu criador, Don Miguel Viu Manent”. Corte de edição limitada (11333 garrafas - a degustada № 010946) produzido com uvas Malbec (90%) e Cabernet Sauvignon (10%). As uvas são colhidas manualmente. Estagia no mínimo 20 meses em barricas de carvalho. Apresenta 15% de Álcool por volume. Vinho produzido e engarrafado pela Viu Manent y Cía Ltda, Santa Cruz, 6ª Região, Colchagua, Chile.

Preço corrente; cerca de 450 reais.

cabernet sauvignon – la cappila estate , VIU MANENT SINGLE vINEYARD 2006 – VALLE DE COLCHAGUA - CHILE

Corte Cabernet Sauvignon (86% Cabernet Sauvignon e 14% Malbec). Edição limitada produzido com uvas provenientes das parcelas 1, 2 e 3 do vinhedo LA CAPILLA. Estas parcelas têm baixa produção natural. A uvas são colhidas manualmente. O vinho é fermentado em pequenos tanques de aço inoxidável e amadurecidos por 18 meses em barricas de carvalho francês (90%) e americano (10%). O vinho foi delicadamente filtrado antes de ser engarrado e apresenta o seguinte teor alcoólico: 14,5% VOL.

Vinho produzido e engarrafado pela Viu Manent y Cía Ltda, Santa Cruz, 6ª Região, Colchagua, Chile.

Preço corrente; cerca de 170 reais.

EL OLIVAR ALTO – SYRAH (94% SYRAH, 6% PETIT VERDOT) , VIU MANENT SINGLE vINEYARD 2007 – VALLE DE COLCHAGUA - CHILE

Corte de edição limitada produzido com uvas provenientes das parcelas 1, 2, 3 e 4 de SYRAH do vinhedo EL OLIVAR. As parcelas têm idade de 7 anos e baixa produção. A uvas são colhidas manualmente. O vinho é fermentado em pequenos tanques de aço inoxidável e amadurecidos por 18 meses em barricas de carvalho francês (93%) e americano (7%). O vinho em questão foi engarrafado em 5 de dezembro de 2008 e foram produzidas 12.060 garrafas. 14,5% de Álcool.

Vinho produzido e engarrafado pela Viu Manent y Cía Ltda, Santa Cruz, 6ª Região, Colchagua, Chile.

Preço corrente; cerca de 1700 reais

EL OLIVAR – malbec (91% malbec, 9% PETIT VERDOT) , VIU MANENT SINGLE vINEYARD 2007 – VALLE DE COLCHAGUA - CHILE

Corte de edição limitada produzido com uvas provenientes das parcelas 06 e 07 de MALBEC E PARCELA 20 de Petit Verdot, ambos do vinhedo EL OLIVAR. As parcelas têm idade de 7 anos e baixa produção. A uvas são colhidas manualmente. O vinho é fermentado em pequenos tanques de aço inoxidável e amadurecidos por 18 meses em barricas de carvalho francês (93%) e americano (7%). 14,5% de Álcool.

Vinho produzido e engarrafado pela Viu Manent y Cía Ltda, Santa Cruz, 6ª Região, Colchagua, Chile.

Preço corrente; cerca de 170 reais.

Após inúmeras avaliações, os confrades votaram. Depois da tradicional tabulação feita pelo Credidio, foi anunciado a seguinte classificação:


1) EL OLIVAR ALTO – SYRAH - 2007

2) EL OLIVAR – MALBEC - 2007

3) CABERNET SAUVIGNON - LA CAPILLA ESTATE -2006

4) MALBEC - SAN CARLOS ESTATE - 2006

5) VIU 1 - VINTAGE - 2006

Após a conclusão dos nossos trabalhos, passamos ao jantar; afinal ninguém é de ferro!

Para o jantar tivemos três opções:
Fettuccine con Fagioli
Azeite, alho, feijão e lingüiça toscana
Fettuccine Alfredo
Creme leite, manteiga, sal, parmezão e nóz moscada.
Penne alla Putanesca
Alho refogado no azeite, anchova, pimenta, tomate fresco, tomate pelado, azeitona preta, alcaparra e manjericão.

Todas excelentes, eu em particular, desta vez, fui de “Penne alla Putanesca” que estava ótima e caiu muito bem com o Viu Manent selecionado para acompanhar o jantar.

Agradecemos à Angela Bottezel da “Hannover Com. Imp. Exp. Ltda.” e ao João Gianesi do “Restaurante Gênova” pelo apoio e pelo supporte na realização do evento.

Um grande abraço a todos e até a próxima.
Walter F. Brungnole


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

As últimas aqui no blog