In Memoriam Credidio Rosa (4/9/1938 - 6/8/2014)

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Vinhos de Bordeaux - Credvinho

CREDVINHO - OUTUBRO 2016
TEMA - VINHOS DE BORDEAUX
LOCAL - RESTAURANTE GENOVA





Após um mês de descanso por justa causa, retornamos. Silvia e eu estivemos com Jean RAQUIN em Bordeaux desfrutando e aprendendo um pouco deste mundo maravilhoso do vinho.

Trouxemos de lá os 4 vinhos da degustação que foram por nós escolhidos com o precioso auxílio de nosso querido professor e o vinho branco de boca e o do jantar foram comprados na Mistral.
Tivemos o cuidado de escolher vinhos representativos das diferentes regiões, nos preocupando também com as safras. Para a região de Bordeaux as últimas grandes safras são: 2005, 2009,2010 e 2015.

A cidade de Bordeaux é linda (Petit Paris), La Cité du Vin, recém inaugurada, nos conta virtualmente a história do vinho,produtores de todo o mundo (Brasil não está presente), enogastronomia,aromas, itens apresentados de forma moderníssima. É imperdível.Foi na super adega do museu que compramos os 4 vinhos.

Nosso encontro foi no Gênova com o super anfitrião João Gianesi. Silvia falou sobre a região e mostrou um filme de nossa viagem e eu apresentei os vinhos.





Boca: Chateau Tour de Mirambeau La Reserve Blanc, 2014,  GA 12%, produtor Família Despagne, região Entre Deus Mers , 70% Sauvignon Blanc e 30% SÉMILLON. VINHO de colheita manual , sem passagem em barrica. Foi escolhido pela revista Decanter como o melhor Bordeaux para o dia a dia com 5 estrelas. Boa acidez fornecida pela uva SÉMILLON, tem fruta, é um pouco mineral. R$ 140,00

1-Chateau Tour du Pás Saint Georges, 2010 (ótima safra), GA 14%, produtor Pascal Delbeck, região Saint Georges / Saint Emilion, região Satélite do Pomerol e Saint Emilion, 65% Merlot e 35% Cabernet Franc. Vinho de colheita manual com 2/3 com envelhecimento em barrica de carvalho novo e 1/3 em tanques.Vinho com muito equilíbrio e menos concentração demonstrando a qualidade dos vinhos satélites que sâo cultivados a alguns  passos dos grandes vinhos. Foi o segundo escolhido.  E25 (Euros)

2-Chateau de Respide,  Grand Vin de Bordeaux, 2012, GA13%, produtor Franck Bonnet , regiâo de Graves, 37% Cabernet Sauvignon , 60% Merlot e 3% Petit Verdot. Nesta região da margem  esquerda do estuário  da Gironde temos maior concentração de Cabernet Sauvignon e neste caso predomina o Merlot apesar do terreno com pedra e pedregulhos que o Cabernet tanto gosta.Colheita a máquina, fermentação em tonéis de carvalho e envelhecido em barricas.Ainda um vinho desequilibrado com acidez excessiva e taninos exuberantes. Creio que o Cabernet teria arredondado este vinho!!?? Foi o quarto escolhido. E21.

3-Chateau Tournefeuille, Grand Vin de Bordeaux, 2013, GA13,5%, produtor François Petit, região Lalande de Pomerol, região satélite de Pomerol e Saint Emilion, 70% Merlot e 30% Cabernet Franc. Colheita manual, fermentação em tanques de cimento, 12 meses em barrica de carvalho novo. Este será um excelente vinho em alguns anos pois apresenta características importantes de um grande vinho mas ainda em desequilíbrio. Foi o terceiro escolhido.E25

4- Chateau Biston-Brilette, Cru Bourgeois, 2011, GA 13%, produtor Serge Barbarin, região Moulis,  A Moulis C,  (ao lado de Margaux e St Estephe), Haut Medoc, 50% Cabernet Sauvignon, 50% Merlot. Colheita à máquina, 12 meses em barrica. Taninos firmes, frutas vermelhas.Vinho equilibrado. Foi o escolhido da noite. E19.

Degustamos as famosas entradinhas do Sr João e fomos para nosso jantar: risoto ao funghi porccini.
Jantar: para acompanhar nosso risoto  degustamos o Chateau Sain Genès , 2010, GA 14,5%, produtor Bernard Magrez, região Cotes de Blaye, 92% Merlot e 8% Cabernet Sauvignon. Vinho de colheita manual, 8 meses em barricada segundo uso.Bem equilibrado e acompanhou muito bem o risoto.  R$ 140,00

Todos nós saudosos dos encontros.
Novembro tem mais.
Até lá
Vera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

As últimas aqui no blog