Depois de uma ferrenha troca de e-mails foi feita a escolha dos vinhos a serem degustados. O Credidio bateu o martelo: Heartland Sticleback White 2007, Quinta de Pedra Alta Reserva Especial 2007, Garcia Viadero Blanco 2007 e o Tabalí Reserva Viognier 2007.
Portanto, quarta feira de 18 de março, tivemos na Grand CRU, uma memorável degustação dos vinhos brancos acima mencionados. Apesar dos votos “tomara que não chova” do Credidio, tivemos muita chuva e vários pontos de alagamento, como é de costume no mês de março. Enfim, tudo valorizou nosso encontro no qual pudemos rever nossos amigos, provar quatro bons vinhos e saborear uma deliciosa pasta “Fettuccini ao Limone” acompanhado pelo vinho apontado como vencedor pelo corpo de degustadores.
Os vinhos degustados foram:
O Australiano Heartland Sticleback White 2007, da Vinícola Heartland Wines, do Sul da Austrália, um corte com 52% Chardonnay, 32% Verdelho e 18% Semillon. Com 12,5% de álcool, potencial de guarda de 3 anos. Luminoso, com reflexos esverdeados. No nariz, casca de limão, maracujá e pessêgos. Refrescantes peras. Ácidos na medida, crocante e agulhado.
O português Quinta da Pedra Alta Branco Reserva Especial 2007, do produtor Jorge Eduardo Branco Pinto Leal, da região do Douro (Soutelinho-Alijó), DOC, corte das castas Malvasia Fina, Gouveio e Rabigato. De côr citrino, aroma frutado e floral e paladar fresco, macio e equilibrado.
O espanhol Garcia Viadero Blanco 2007, da Vinícola Bodega Valduero, da região Ribera del Duero (CO Vino de La Tierra de Castilla Y Leon). Varietal da casta Albillo, alcool 12% , potencial de guarda 3 anos. Floral com notas de frutas brancas, esta rara cepa que agora renasce na região do Duero não pode oficialmente levar essa denominação de origem, pois por lá somente são reconhecidos os tintos. Este é o primeiro branco 100% com esta ilustre desconhecida, porém muito agradavel, Albillo.
O chileno Tabalí Reserva Viognier 2007, da Vinícola Vinã Tabalí, da região Valle del Limarí, varietal 100% Viognier. 13,5% de álcool, guarda 2 anos. Amarelo límpido, notas de frutas brancas e toques minerais. Perfeito equilíbrio entre açucar e acidez. Leve e refrescante.
Resultado da degustação
A degustação foi realizada às cegas. Dessa forma, a avaliação não sofreu influência de preço, marca, rótulo e imagem. Os vinhos foram avaliados pelo critério adotado na Ficha Padrão de Avaliação do Credvinho, ou seja, avaliação visual, olfativa, gustative e de impressão geral. O resultado da avaliação do grupo foi:
1) Quinta da Pedra Alta Branco Reserva Especial 2007
2) Tabalí Reserva Viognier 2007
3) Heartland Sticleback White 2007
4) Garcia Viadero Blanco 2007
Portanto, o vinho que acompanhou o delicioso “Fettuccini ao Limone” (cuja receita nos foi gentilmente passada pela Chef Andréia Sanches da Grand Cru (andreia@grandcrumoema.com.br), foi o Quinta da Pedra Alta, o vencedor da noite.
Um abraço
Walter Brungnole
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.