In Memoriam Credidio Rosa (4/9/1938 - 6/8/2014)

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Credvinho - Dez de 2010 :: Vinhos Espumantes

 O tema do encontro de 15/12/2011, realizado na Grand Cru Moema: “Vinhos Espumantes”.  

Os confrades do Credvinho se reunem mais uma vez na Grand Cru de Moema, desta vez para degustar Vinhos Espumantes. O tema foi bastante oportuno dado a proximidade das festividades de final de ano, onde com certeza, a maioria de nós esteve fazendo escolhas de espumantes para as festas natalinas e de passagem de ano. Para isto, nada como já ter exercitado e estar afiado para essa dificil tarefa.

O Walter, com a ajuda do Eduardo da Gran Cru Moema, depois de várias considerações de ordem técnica e econômica, escolheu os vinhos. O Credidio trouxe o nosso espumante brasileiro da Casa Valduga.

As atividades agendadas para o encontro foram:

DEGUSTAÇÃO ÀS CEGAS DOS VINHOS (acompanhada por Ostras e Salmão Defumado):

• França – Gosset Millésime 1999
• Espanha – Cava Brut Nature Reserva 2007
• Portugal – Quinta da Pedra Alta Bruto 2005
• Brasil – Casa Valduga Extra Brut 2004
• Uruguai – Pizzorno Espumoso Natural

JANTAR

Após o já tradicional bate-papo entre os confrades, que normalmente gira em torno de relatos de descobertas e recomendações de vinhos e comidinhas provadas, iniciamos nossa degustação.
 

Ordem de serviço dos vinhos e suas principais características:

PORTUGAL – QUINTA DA PEDRA ALTA ESPUMANTE BRUTO SUPER RESERVA 2005
Vinho produzido pela vinícola Quinta da Pedra Alta com castas tradicionais do Douro (Malvasia Fina, Gouveia e Rabigato), grau alcoólico de 12,00%. Preço corrente em torno de 85 reais.

URUGUAI - PIZZORNO ESPUMOSO NATURAL – BRUT CHARDONNAY
Vinho produzido pela bodega da familia Pizzorno na região de Canelón Chico no Uruguai, corte com 50% Pinot Noir e 50% Chardonnay, grau alcoólico de 13,5%. Preço corrente em torno de 65 reais.

ESPANHA - CAVA BRUT NATURE RESERVA (90 RP) 2007
Vinho produzido pela vinícola Castellroig, na região de Penedes, Espanha. Corte composto pelas castas Macabeo, Parellada e Xarel-lo. Grau alcoólico de 12.00%. Preço corrente em torno de 95 reais.

BRASIL – CASA VALDUGA GRAN RESERVA EXRA BRUT 2004
Vinho produzido pela vinícola Casa Valduga, pelo método tradicional, na região de Bento Goncalves, Brasil. Corte composto pelas castas Chardonnay e Pinot Noir. Grau alcoólico de 13.00%. Preço corrente em torno de 85 reais.

FRANÇA – GOSSET MILLÉSIME 1999 (93 RP)
Champagne produzida pela vinícola Gosset, na região de Champagne, França. Corte composto por 57% Chardonnay e 43% Pinot Noir. Grau alcoólico de 12.00%. Preço corrente em torno de 398 reais.


Após nossa tradicional votação, o Credidio tendo feito uma criteriosa avaliação matemática revelou o ranking que, por incrível que pareça, obedeceu a exata ordem de serviço feita às cegas. O RP que nos perdoe, mais uma vez fica provado que o melhor vinho é aquele que você gosta. O ranking votado pelos confrades foi:

1. QUINTA DA PEDRA ALTA BRUTO SUPER RESERVA

2. CAVA BRUT NATURE RESERVA (RP 90)

3. PIZZORNO ESPUMOSO NATURAL BRUT CHARDONNAY

4. CASA VALDUGA GRAN RESERVA EXTRA BRUT

5. GOSSET MILLÉSIME 1999 (93 RP)



Para o jantar, tivemos várias opções de Congrio Rosa, Chileno, que foram acompanhados dos tranquilos Argentinos da Familia GASCON, Chardonnay 2010 e do Pulenta Estate, Pinot Gris, XIV 2009. A sobremesa foi “Pera cozida ao Vinho Tinto” servida em calda de vinho reduzida e geléia de framboesa, que harmonizamos com o Sauternes Cypres de Climens, 2006 produzido por Château Climens, Barsac. Divino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

As últimas aqui no blog