In Memoriam Credidio Rosa (4/9/1938 - 6/8/2014)

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Bordeaux e Cabernet Sauvignon


Cabernet Sauvignon

Cabernet sauvignon é uma casta de uvas da espécie Vitis vinifera a partir da qual é fabricado vinho. Originária da região de Bordeaux, no sudoeste da França, ela é a uva vinífera mais difundida no mundo, encontrando-se em todas as zonas temperadas e quentes. É conhecida como "a rainha das uvas tintas". É resultado do cruzamento entre as uvas cabernet franc e sauvignon blanc.

  
Bordeaux, talvez a mais celebrada e conhecida região vinícola do mundo, é a terra dos grandes Châteaux, que, em geral, fazem jus à fama de produzir vinhos muito elegantes, longevos, encorpados e classudos. Os melhores rótulos são realmente excepcionais, enquanto os mais acessíveis apresentam boa relação entre qualidade e preço, além de serem pouco menos encorpados.

Acredita-se que as primeiras variedades de vinhas de Bordeaux foram levadas para a região francesa cerca de dois mil atrás pelas mãos de soldados romanos que as utilizavam para consumo próprio. Desde então, inúmeras características de clima e cultivo contribuíram para fazer de Bordeaux a mais famosa região produtora de vinhos do mundo.

O clima da região é equilibrado, livre de geadas ou verões intensos, e as diferenças marcantes entre suas inúmeras microrregiões expressas, por exemplo, nas variações do nível de mineralidade do solo, garantem terroirs bastante distintos e peculiares.

Para distinguir e reconhecer as qualidades de cada sub-região de Bordeaux, e seus respectivos terroirs, foram criadas apelações de origem oficiais, ou as AOC (Appellation d’Origine Contrôlée), que protegem a genuinidade de áreas como Médoc, Graves, Pomerol e Pauillac, por exemplo.
Localizada no sudoeste da França, perto da costa do Oceano Atlântico, a região apresenta a mais extensa área de Denominação de Origem do mundo. As variedades de uva cultivadas em Bordeaux são, principalmente, as castas tintas Merlot, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon e, no espectro das uvas brancas, as mais comuns são Sauvignon Blanc, Sémillon e Muscadelle.

Os exemplares elaborados na região francesa são vinhos elegantes, intensos de sabor e raramente, pesados e fortes. Em Bordeaux, tanto os vinhos tintos quanto os brancos são elaborados com a presença de duas ou mais variedades de uva, a fim de se obterem rótulos que denotem sabores mais complexos.

A região francesa de Bordeaux é considerada a terra dos grandes e renomados vinhos Châteaux, classificados como exemplares elegantes e encorpados. A palavra “Châteaux” significa “castelos”, em francês, mas não é usada necessariamente para designar a propriedade onde a bebida é produzida, e sim uma variedade de vinho. Alguns vinhos de Bordeaux que carregam a denominação Château encontram-se entre os exemplares mais caros do mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

As últimas aqui no blog